CONCLUSÃO do Projeto.
O campo e a cidade estão interligados, interrelacionados, integrados. Um não vive sem o outro, e isso é fato. Mas o que verificamos ao longo da execução desse projeto foi com o passar dos anos e no decorrer da história, o campo sofreu uma desvalorização enquanto: lugar, habitat, comunidade, no sentido pleno da palavra.O campo parece ser o “lócus” de quem não tem muita perspectiva de vida, daqueles que preferem ficar alheios ás questões sócio-político-economicas , o correto hoje é viver na cidade, lugar do desenvolvimento. Assim são os relatos que ouvimos, sobretudo dos mais jovens com os quais trabalhamos. A execução desse projeto foi de uma significativa oportunidade de recordar que as cidades só existem porque antes existiu o campo, que até hoje pode ser considerado a base da cidade. É do campo que ainda hoje vem grande parte dos alimentos que chegam ás mesas das famílias que vivem na cidade; é no campo que podemos aprender as sabedorias populares de como lidar com a natureza de forma respeitosa e amigável, é o campo que nos leva a repousar, a descobrir que o prazer da vida é vivê-la e não apenas passar por ela, é desfrutar de momentos íntimos com a natureza como o amanhecer e o entardecer, é poder contar as estrelas e viajar pela lua através do nosso olhar. Enfim, hoje , se faz necessário e urgente repensarmos em como estamos pensando e vivenciando essa integração campo-cidade. Será que as próximas gerações poderão usufruir da natureza de forma salutar? Será que as cidades continuarão sendo palco do desenvolvimento, ou serão “engolidas” por ele?
Vimos que é chegada a hora de desmistificarmos nossos pensamentos para que possamos do campo ou da cidade vivermos com qualidade.
A CULMINÂNCIA
A Culminância do projeto aconteceu no dia 01 de outubro quando todos os alunos e respectivos professores das disciplinas envolvidas no projeto ( Ciência, Geografia, História, Biologia, Artes e Sociologia ) estiveram reunidos para juntos apresentarem os trabalhos que foram realizados. O ambiente foi preparado com muito gosto, tendo sido ornamentado com cestarias, utensílios usados para preparar o café com: torrador de café, máquina de moer café, enfeites feitos de cipó, entre outros.