CESEC " RÉCIO DE SOUZA RIBEIRO"

Centro Estadual de Educação Continuada.
Rua Benjamim do Carmo, nº13, centro. Raul Soares MG.
CEP: 35.350-000

26 de nov. de 2013

Noite da Cultura Afro Brasileira

O CESEC “Récio de Souza Ribeiro” realizou dia 20 de novembro na E. E. “Benedito Valadares”, a “Noite da Cultura Afro Brasileira” como culminância de um Projeto de Consciência Negra realizado com os educandos nesta instituição de ensino.
O evento contou com a presença da professora e socióloga Joana Darc Faria de Souza Silva que falou um pouco da importância da Cultura Negra para todos os povos, em especial para o Brasil e do por que da data estar relacionada a Zumbi dos Palmares, e qual a sua importância para a identificação da Cultura Negra.
Uma mesa farta de pratos da cultura negra que foram “abrasileirados” com o tempo e com a mistura de ingredientes foi exposta e logo após a Noite Cultural, degustada pelos presentes que assistiram, também, várias apresentações artísticas alusivas à comemoração proporcionadas pelos alunos do CESEC, bem como uma entrevista com a Sra. Maria Horta, quituteira famosa em Raul Soares que falou aos presentes das dificuldades e diferença no tratamento que os negros recebiam antigamente.


Por Andreia Santos










19 de nov. de 2013

CONVITE DA NOITE DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA


I SEMINARIO DO CURSO TÉCNICO EM INFORMATICA.



Aconteceu nos dias 12 e 13 de novembro as apresentações do I Seminário do Curso Técnico em Informática (PRONATEC) do CESEC  “Récio de Souza Ribeiro”, com o tema: “A importância da Informática na Atualidade”.

O seminário objetivou levar ao conhecimento dos discentes os impactos da informática na vida pessoal, profissional e social, visando despertar-nos para a responsabilidade da construção do conhecimento que é a base da inclusão digital dos mesmos na atualidade.

A abertura do evento foi realizada pela Diretora Maria Lucia de Miranda Rios, que chamou a atenção dos presentes para a responsabilidade da educação no processo de inclusão digital e destacou todos os esforços direcionados para a realização do curso em nossa cidade.
Na sequência, o Coordenador do Curso, senhor Alan Argentino Alves relatou como foi desenvolvido a proposta do Seminário que envolveu pesquisas, estudos de casos, trabalhos em grupos de forma interdisciplinar.O primeiro grupo apresentou o tema: “A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA NA ATUALIDADE E O IMPACTO DOS COMPUTADORES NA SOCIEDADE, NOS NEGÓCIOS E NAS PESSOAS”.
Tivemos a palestra com o senhor Douglas Barros Vieira, Engenheiro de Produção e Especialista em Engenharia  de Segurança do Trabalho,   representante do SENAC com os seguintes temas:    
Autoestima: Um estimulo indispensável em tempos de mudanças.
Mercado de Trabalho: Oportunidades e Desafios.
No encerramento do primeiro dia tivemos um  Coffee Break e um momento de socialização
Na abertura do segundo dia tivemos a apresentação do Grupo II com o tema “A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA NA ÁREA PESSOAL”, onde destacou como as mudanças comportamentais foram afetadas pelo uso da informática e as expectativas para o futuro.
O Grupo III com o tema “A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA NA ÁREA PROFISSIONAL”, orientou aos presentes dos grandes investimentos feitos pelas empresas na aquisição de novas tecnologias e como as mesmas tem dificuldades de encontrar no mercado de trabalho, profissionais aptos a operar tais ferramentas e que o investimento na educação profissional como o PRONATEC, poderá atender esta demanda.
O Grupo IV com o tema “A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA NA ÁREA SOCIAL E ECONOMICA”, buscou identificar as oportunidades de desenvolvimento social e econômico criados pela informática, bem como as tendências de todos os setores de nossa economia no uso de tais ferramentas e como o comportamento social através das redes sociais e o uso da internet tem mudado a estrutura social atual.
O último grupo a apresentar: Grupo V convocou o publico a questionar a responsabilidade de ser inserido neste “mundo digital” e as oportunidades para os jovens que através da educação são inseridos neste contexto.
A pedagoga Adriana Fernandes Ferraz Cardoso relatou a importância da informática, e o papel do educador que tem que desenvolver com os discentes um processo educacional que passa por três fases, sendo a primeira a fase de Alfabetização Digital, a segunda de Inclusão Digital e a última de Inclusão Social.
O encerramento do Seminário foi realizado pela Diretora Maria Lucia de Miranda Rios, que elogiou os trabalhos apresentados e motivou os discentes a continuarem firmes neste proposito de educação, que apesar de ser apenas o início do curso, a metodologia apresentada pelos mesmos foi além das expectativas iniciais.
Por Alan Argentino Alves
Coordenador do Curso PRONATEC























.


1 de nov. de 2013

Depois do Outubro Rosa chegou a vez do Novembro Azul



Com a chegada do mês de novembro, é a vez de a campanha alertar os homens sobre os riscos da próstata
O mês de outubro teve suas atenções voltadas para os cuidados de prevenção do câncer de mama, o principal tipo de câncer entre as mulheres. Com a chegada do mês de novembro, é a vez de a campanha "Novembro Azul" alertar os homens sobre os riscos da próstata.
A incidência do câncer de próstata é alta entre os homens principalmente pelo preconceito ainda presente em relação ao exame de toque. Dados do Ministério da Saúde apontam que a doença atinge 50 mil homens e mata mais de 12 mil a cada ano.
Tendo em vista esta realidade, a campanha "Novembro Azul" foi criada em 2003 na Austrália e o dia 17 do mesmo mês passou a ser considerado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.
O câncer de pele não-melanoma é o único tipo de câncer que afeta mais os homens que o de próstata, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). O diagnóstico no início da doença facilita o tratamento e reduz o risco de morte.
Por isso, especialistas recomendam que homens com idade superior a 45 anos realizem o exame de toque retal e o PSA (Antígeno Prostático Específico) anualmente. Se você tem medo de fazer o exame de toque e perder a virilidade, saiba que isso não se passa de um mito. A perda da virilidade só é um risco para aqueles que deixam a doença se desenvolver por terem um diagnóstico tardio.

Fonte: http://www.sissaude.com.br/sis/inicial.php?case=2&idnot=19810



O CESEC "Récio de Souza Ribeiro" mais uma vez se manifestando nesta campanha e  conscientizando nossos alunos e funcionários!